BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Pi decodificado em círculo inglês


O mais recente círculo inglês compensou a falta de complexidade em sua construção com uma mensagem: o círculo codifica o valor do Pi em até dez casas decimais. O que soa impressionante a princípio, mas na prática não é nada de outro mundo.



O astrofísico Michael Reed foi o responsável pela “decodificação”, que você confere em seu diagrama acima. “Decodifique” o círculo em sentido horário. Dividido em dez segmentos radiais, conte inicialmente três e descobrirá uma barra (e aqui, mesmo um ponto decimal). Depois disso, verá um segmento, depois 4, 1, 5, 9… Ao final, terá 3,141592654. A famosa constante matemática.

Mensagens codificadas em círculos ingleses não são novidade, e o exemplo mais notório – e mesmo mais complexo que o recente Pi – é o disco alien de 2002:



A formação é talvez a mais inovadora em toda a história, por integrar não só um disco com uma longa mensagem codificada (em ASCII binário!), como pela forma como o rosto alien foi construído, com linhas de varredura. Era a primeira vez que algo assim era visto.

Fonte:Ceticismo Aberto - Junho de 2008

Um comentário:

Kaseduardo disse...

sei q não tem nada a ver com essa postagem, mas é para ter certeza q leria.

sou novo no seu blog, e gostei bastante, muitos assuntos interesantes.

passei por aqui motivado pela sua postagem sobre blade, que eu acho um exelente mangá, queria te pedir para retomar as postagens dele.

apezar de com ou sem ele eu vou continuar a frequentar o seu blog

parabens!!!


BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina