BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

O Evangelho Proibido de Judas



Por dois milênios, Judas foi apontado como o maior traidor de Jesus. Agora, documentos sugerem que ele pode ser sido o mais fiel de seus seguidores.

Essa é a última palavra sobre Judas Iscariotes: ele não traiu Jesus. Não é, necessariamente, a verdadeira. Nem a mais correta. Mas é a última versão da história mais polêmica do cristianismo. A revelação faz parte de um manuscrito redigido há cerca de 1,7 mil anos e que passou a maior parte desse tempo perdido em uma caverna no deserto egípcio. Escrito em copta, o idioma usado na redação de manuscritos no Egito antigo, o texto não deixa qualquer dúvida sobre os segredos que promete revelar. Na linha que abre a primeira das 13 folhas encontradas está grafado em destaque: Evangelho de Judas.

A tradução do manuscrito foi apresentada em abril, após 5 anos de trabalho. Autenticação, restauração e decodificação foram feitas pela Fundação Mecenas, da Suíça, e bancadas pela National Geographic Society.
(...)
"Por 2 mil anos, acreditamos que as únicas fontes sobre a vida de Jesus eram os 4 evangelhos canônicos: Mateus, Marcos, Lucas e João. Mas, nos últimos 50 anos, vimos que eles são apenas um pequeno exemplo entre vários textos que foram escritos nos primeiros séculos após a crucificação", diz Elaine Pagels, professora de religião na Universidade de Princeton.
Não que o Evangelho de Judas fosse exatamente um desconhecido. Estudiosos da religião já sabiam de sua existência por causa de uma carta escrita em 178 d.C. pelo então bispo de Lyon, santo Irineu - o homem que decidiu que apenas os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João entrariam na Bíblia. Em seu texto,Irineu citava nominalmente o Evangelho de Judas em meio a outros textos que o desagradavam pelo conteúdo "herético".
O manuscrito recém-traduzido afirma que o único apóstolo a entender todo o significado dos ensinamentos de Jesus foi Judas.Estamos, portanto, diante da última palavra sobre Judas Iscariotes.

Fonte:Super Interessante


Manuscrito de 1.700 anos é genuíno,
mas isso não muda a história de Cristo.


Tudo o que se sabe sobre a vida de Jesus Cristo é contado nos quatro Evangelhos canônicos — Marcos, Lucas, Mateus e João. Em lugar de trair o filho de Deus em troca de 30 moedas de prata, Judas age por ordem de Jesus, precipitando, dessa forma, a morte na cruz e a salvação da humanidade. Cumprida essa missão, Judas não se enforca, como diz a tradição cristã. Em vez disso, retira-se para meditar no deserto.
(...)
O manuscrito é mais um entre uma série de textos apócrifos (não reconhecidos pela Igreja) que foram divulgados nas últimas décadas. Entre eles estão o Evangelho de Maria, sobre Maria Madalena, e o Evangelho de Pedro, um dos apóstolos de Jesus.
O Evangelho de Judas não deve ser visto como a versão verdadeira do destino do apóstolo de má fama. E, sim, como uma peça no quebra-cabeça dos primeiros anos do cristianismo.

Fonte:Protetor Solar

Judas, o homem que, por 30 moedas, entregou Jesus aos soldados que o crucificaram, não seria um traidor mas sim um herói.

O Evangelho de Judas teria sido escrito por membros da seita gnóstica cainita, um movimento religioso cristão que misturava misticismo e filosofia e influenciou grupos heréticos.
Na visão dos cainitas, Judas Iscariotes teria seguido um desígnio divino e não podia fugir de seu destino. A traição faria parte do plano de Deus, era necessária, e sem ela não haveria salvação para os homens.

Fonte:BBC

Pessoal, agora para quem teve paciência de ler até aqui e querem se aprofundar ou para aqueles que simplesmente não estavam afim de ler, segue abaixo links para download do documentário da National Geographic - O Evangelho Proibido de Judas.Assisti, aprovo e recomendo. O docmentário transmite muita informação, mas eu, pessoalmente, senti aquela sensação de como há coisas importantes no mundo e nos são omitidas. Fico a pensar: se Santo Irineu fez algo assim, o que outras pessoas mais materialistas seriam capazaes de fazer?


Opção 1
Megaupload
Opção 2
Deposit Files
Opção 3
Easy Share - parte 1
Easy Share - parte 2
Easy Share - parte 3
Opção 4
Megaupload

3 comentários:

Anônimo disse...

O "evangelho de Judas" não veio trazer nenhuma novidade. Coisas como reencarnação, autoconhecimento, dualismo, panteísmo (a natureza sendo cultuada como Deus), o universo também sendo cultuado como Deus,o eu de cada um é Deus,etc,etc.,
Tudo isso já era pra lá de conhecido no mundo pagão antigo (gregos, egípsios,persas, etc.)bem antes de Cristo. Ora,evangelho significa "boa nova", isto é,boa notícia nova; então Jesus veio ensinar coisas que o mundo já estava cansado de saber? De que valeu então a vinda de Jesus? Mais: De que valeu a vinda de Jesus se o nosso destino já está todo traçado? O cristianismo troxe a novidade da ressurreição da carne e a sua restauração final no dia do juízo,vivendo todos nós a vida eterna,ao lado de nossos amigos, filhos,pais, parentes. Ali não mais haverá morte, nem sofrimento, nem trevas, nem cansasso... viveremos eternamente com Deus na luz que nunca se apaga! Essa é a verdadeira boa nova, o verdadeiro evangelho que estava escondido e nos foi revelado pelo filho do Deus vivo!
Irineu refutou esses pseudo-evangelhos porque, além de serem caducos já para a época,iam contra aquilo que as testemunhas oculares que conviveram com Jesus (e por isso tinham autoridade), os doze apóstolos,pregaram durante décadas à fio antes dos evangelhos serem escritos !! Portanto este evangelho faz parte das coisas ultrapassadas e caducas que a mitologia grega, o mundo pagão antigo inventou antes da vinda de Jesus Cristo, quando ainda tateavam no escuro tentando encontrar uma resposta.

Unknown disse...

A diferença entre os evangelhos canônicos (Mateus, Marcos, Lucas e João)e os ditos "apócrifos" é descomunal. Leiam os quatro sem pressa,sem levar em conta, a princípio,suas aparentes contradições e atendo-se somente ao seu conteúdo. Depois façam o mesmo com o evangelho de Judas. Qualquer pessoa sensata que não tem preconceito com igreja ou religião vai ver a enorme diferença... não precisa ser teólogo ou cientista para verificar que os evangelhos canônicos estão recheados de datas e locais geográficos precisos, confirmados, HOJE,pelas inúmeras descobertas arqueológicas. Já os apócrifos iniciam com frases como: "um dia Jesus disse...", "Em algum lugar do passado..." , "Num passado remoto...", etc,etc,. E mais: Muitos apócrifos mostram um Jesus soberbo e arrogante, que zomba dos apóstolos, etc.
Pergunta-se: Por que os canônicos apresentaram um Jesus crucificado (que era a pior morte da época, a mais humilhante e reservada aos ladrões da pior espécie)e não um Jesus altivo e soberbo, visto que supostamente eles "inventaram os relatos para se adecuar aos seus interesses?" Todos estes detalhes não são características de quem inventaria um relato. Ao passo que os apócrifos...

Anônimo disse...

Por trás de todo esse alvoroço há muitos interesses. A Igreja tem muitos inimigos desde os tempos de Jesus Cristo. A Igreja põe o dedo em muitas feridas, como por exemplo a indústria pornográfica que movimenta bilhões de dólares; a indústria do aborto ( o quarto maior negócio do mundo),Os vendedores de preservativos e pílulas anticoncepcionais, o narcotráfico, etc,etc,etc., fora os donos da grande mídia que, em sua imensa maioria, são chegados ao gnosticismo e ao ocultismo ( por isso totalmente anti-cristãos). Já repararam que o "evangelho de Judas" só foi apresentado pela mídia ao público na semana santa, às vésperas da páscoa cristã ? Os "estudos" já estavam prontos há quase um ano... sinistro... MUITO SINISTRO...


BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina